Belo Horizonte

MINEIRO, MINEIRÊS, MINEIRINHO E MINEIRÃO

Um dos berços da nossa república, Minas Gerais apresenta um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, desde épocas de colônia. Belo Horizonte, atual capital do estado mineiro, é o lar de uma história riquíssima, ambiente aconchegante, um clima bastante agradável, tanto no verão quanto no inverno, e comidas para lá de boas.


A cidade carrega nomes de grande expressão na trajetória brasileira, principalmente, Tancredo Neves, um dos líderes de grupos que lutavam para o fim da ditadura militar e que se tornou o primeiro presidente eleito após o fim deste regime.


Na literatura, sua maior referência é o poeta Carlos Drummond de Andrade, mas que segue acompanhado de outras personalidades, como Pedro Nava, Alberto Campos, Emílio Moura, João Alphonsus e Ciro dos Anjos.


Essas histórias e poesias, que podem ser revividas nos diversos museus espalhados pela cidade, se contrastam com uma arquitetura moderna incrível e passeios tranquilos, com vista maravilhosa da região. Por isso, vale a pena visitar a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade, Mirante do Mangabeiras e o estádio Mineirão.


Além de sua participação política no país e suas belezas naturais e arquitetônicas, Belo Horizonte fez valer o status de revolucionária mais uma vez ao entrar no ranking das melhores cidades para se morar da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo a cidade com melhor qualidade de vida da América Latina e 45ª entre as 100 mais votadas do mundo.


A gastronomia, claro, não poderia ficar de fora. A "comida de vó", aconchegante, é um dos pontos fortes da cidade e região. Por isso, a cidade conta com uma variedade de restaurantes de renome nacional que oferecem as principais comidas típicas, como frango com quiabo, tutu de feijão, leitão à pururuca e o clássico da época colonial: o feijão tropeiro, feito com farinha, carne, ovos e feijão.


Belo Horizonte dá água na boca aos visitantes e moradores por suas comidas, brilho aos olhos com suas belezas e sabedoria à mente diante de sua história riquíssima.


Venha conhecer Belo Horizonte!