Mensagem do Presidente

  •    Mais uma vez temos a satisfação de dar as boas-vindas a todos os participantes do 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, neste conclave científico, que tem a oportunidade de reunir os cirurgiões cardiovasculares brasileiros, na parte científica e numa confraternização social.

    Como sempre, este encontro tem o intuito de congregar os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular em um evento do mais alto nível, em que assuntos de ordem científico, associativo e de defesa de interesses de nossos associados são amplamente discutidos.

    A organização local de Minas Gerais, coordenada pelo Dr. Luiz Claudio Moreira Lima, tem realizado um trabalho enorme para proporcionar a todos nós um acolhimento que somente os mineiros sabem fazer. Como foi solicitado pelos sócios, este ano a comissão local prepara um jantar na sexta-feira, por adesão, e que será um agradável momento de confraternização de todos nós e de nossos familiares. Temos a certeza que mais uma vez Minas Gerais mostrará sua riqueza tanto na parte de gastronomia, como no saber recepcionar. Este congresso será um marco na história da SBCCV pelas mudanças que os associados pediram e pelas inovações que integramos.

    Na parte científica, sob a responsabilidade do Prof. Renato Kalil, a programação foi ajustada para dois dias, incluindo no sábado à tarde a programação dos Departamentos. Tal mudança foi necessária para otimizar a logística e os custos de todos os nossos associados e congressistas, em função das novas regras de compliance. Houve também uma diminuição de convidados da SBCCV, sendo que estarão dividindo conosco suas experiências os cirurgiões Hani Shennib (USA) e Martin Czerny (Alemanha), ambos com grande destaque nas áreas de cirurgia endovascular, para uma troca de experiências e enriquecimento de nossos conhecimentos. 

    Como um dos pontos de destaque desta edição, temos que salientar a parceria que a SBCCV está realizando com a AATS, através do Prof. Walter Gomes, trazendo para a quinta-feira o simpósio “AATS Cardiovascular Valve Symposium 2019”, no qual estarão presentes seis cirurgiões americanos e que permanecerão conosco durante todo o evento e teremos a oportunidade de discutir as principais novidades no tratamento de lesões valvares da doença coronariana.

    Continuaremos prestigiando os trabalhos científicos, produzidos pelos membros da SBCCV, com a manutenção da sessão dos melhores temas livres e a divisão dos demais em salas agrupadas por temas correlatos, bem como apresentação de pôsteres, com algumas inovações.

    Apesar de todas as situações pelas quais a cirurgia cardiovascular atravessa nos últimos tempos, a união de nossos associados tem se mostrado um exemplo ímpar na solidificação de nossa comunidade e, acima de tudo, a consciência de querermos uma Sociedade mais forte e ativa, com a participação de todos.

    Quero, portanto, estender o convite da Diretoria da SBCCV e da Comissão Local para que todos se programem para estar presentes e aproveitarem esta oportunidade ímpar de convívio entre colegas e amigos, com a participação das nossas famílias, na cidade de Belo Horizonte, rica em atrações e que tão bem nos recebe.

    Sentir-nos-emos muito honrados em vos receber para a nossa maior reunião cientifica, com a certeza de que sairemos mais capacitados cientificamente e unidos associativamente.

    Espero que todos tenham um excelente congresso e possam dele tirar o máximo proveito! ”

     

    Rui M. S. Almeida
    Presidente da SBCCV