8º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular

Caros Mestres, Cirurgiões e Colegas,


Sou Gabriel Mitsumoto, atual presidente do DBLACCV, tenho 25 anos de vida e 2 anos de congressos da SBCCV. Nestes dois anos em que estive presente, um como ouvinte, outro como colaborador, serviram para reforçar ainda mais a ideia louca que tive ainda no começo da faculdade, a de me tornar um cirurgião cardiovascular.


“Cirurgião não tem vida!”, “Cirurgião cardíaco? Vai morrer de fome!”, “Cirurgia cardíaca vai acabar!”, são algumas das frases ditas já há tantos anos, pelo menos desde que a querida Profª. Drª. Magaly Arrais dos Santos ingressou na residência, como me disse uma vez, e que ainda escuto quando digo que desejo essa maravilhosa especialidade.


John Heysham Gibbon revolucionou a cirurgia cardíaca com sua máquina de circulação extracorpórea na década de 1950, hoje estamos presenciando uma nova revolução, de técnicas minimamente invasivas. A cirurgia cardíaca não está acabando, está se transformando. Como estaria acabando se a cada novo congresso novas e melhores técnicas são apresentadas e compartilhadas? Novos resultados de estudos, indicações, sala híbrida, Heart Team, endovascular, vídeo, robô? A Sociedade ganhando destaque internacionalmente, o BJCVS aumentando seu fator de impacto. A cirurgia cardíaca não está acabando, está evoluindo.


O 46º Congresso da SBCCV também está se transformando, adquiriu um novo formato: diminuiu um período, mas para condensar apenas as melhores apresentações. Além disso, juntou-se ao simpósio da respeitada AATS. Os congressos da SBCCV estão evoluindo. Não obstante, convido todos, alunos, cirurgiões, mestres, para conhecerem e aproveitarem o que há de mais novo, o estado-da-arte, em cirurgia cardiovascular, durante as minhas bodas de trigo com o 46º Congresso da SBCCV.


Aguardamos a presença de todos no 8º Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular!

 

Gabriel Lorente Mitsumoto
Acadêmico da Santa Casa de São Paulo
Presidente do Departamento Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Cardiovascular