É com enorme satisfação que damos as boas-vindas a todos os participantes do nosso 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, esta tradicional reunião científica, que tem o privilégio de reunir os cirurgiões cardiovasculares brasileiros, tanto cientifica como socialmente.
Os congressos da SBCCV, sempre têm como marca registrada a preocupação de ser um encontro do mais alto nível científico e uma grande reunião de associados, tanto do ponto de vista associativo como do social.
A organização local em Goiás, coordenada pelo Dr. Wilson Luiz da Silveira, não tem medido esforços para nos acolher, a todos, com a habitual hospitalidade da gente desta Região Centro-Oeste. Todos têm trabalhado com afinco para tornar este congresso um marco na história da SBCCV.
A comissão científica, liderada pelo Prof. Renato Kalil, tem realizado, nos últimos meses, mudanças importantes no formato científico do nosso congresso, de modo a poder haver maior participação simultânea dos nossos associados nas sessões de interesse comum, não só em relação aos avanços tecnológicos mas também nas atividades nossas diárias. O moderno se une ao tradicional e assim todos teremos noção dos avanços em procedimentos e da consolidação dos mesmos.
Este ano teremos a participação de alguns convidados estrangeiros de renome em áreas específicas – Douglas R. Johnston, Manuel Antunes, Mario F. L. Gaudino e Miguel Uva, que sem dúvida trarão enormes contribuições, e de alguns cirurgiões gregos num Encontro Greco-Brasileiro, para uma troca de experiências.
Os tema-livres para apresentação oral, estão subdivididos em salas, por subespecialidades, para otimizar a discussão entre pessoas de uma mesma área, bem como prestigiar aqueles que se dedicam à pesquisa e à realização de ciência. Além destas, haverá a sessão dos melhores temas-livres e em uma área nobre, a apresentação dos pôsteres aprovados.
Sem dúvida que, apesar do momento que a cirurgia cardiovascular atravessa, em relação aos problemas econômicos, teremos um comparecimento em massa a este congresso, que é sem dúvida o maior encontro científico da área na América do Sul.
Mais uma vez queremos convidá-los a aproveitarem além da parte científica tudo o que esta maravilhosa cidade de Goiânia nos proporciona além, evidentemente, do convívio com a família e os amigos.
É um imenso prazer ter a oportunidade de receber a grande e distinta família da cirurgia cardiovascular brasileira e mundial em Goiânia.