Regulamento

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES 47º CONGRESSO SBCCV ONLINE

1. SUBMISSÃO

Os Temas Livres serão apresentados na plataforma digital da SBCCV das 19h às 22h dos dias 01 e 02 de setembro de 2021

A submissão deve ser feita diretamente na plataforma disponível no site do 47º Congresso da SBCCV: www.sbccv.org.br/47congresso. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail ou em papel.

Plataforma SBCCV - O sistema estará disponível no site do 47º Congresso da SBCCV ONLINE a partir do dia 1º de junho de 2021 e será encerrado às 24 horas (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 15 de julho de 2021.

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Avaliadora de Temas Livres, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.

Regras para Digitação – – Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas Livres os resumos convencionais que estiverem estruturados da seguinte forma:

  •   Título
  •   Autores
  •   Instituição e cidade de origem
  •   Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases. Nesse item, alguma referência bibliográfica, se for fundamental ao estudo, pode ser citada no próprio texto ex.: Fulano de Tal (Arq. Bras. Cardiol., 1994; 62:17-22) descreveu elevada prevalência.
  •   Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  •   Material e Método - Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho, bem como o método utilizado para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  •   Resultados - Devem ser apresentados em detalhe razoável, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados estatisticamente significativos. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades.
  •   Conclusão - Apenas as amparadas nos dados concretos dos Resultados e que respondam aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas.

 

2. CLASSIFICAÇÃO

ATENÇÃO

  • A. O número máximo de autores permitido será de até seis (06), incluindo o autor submissor para os Temas Livres. Não será permitida a troca de nome de autores ou a inserção de um novo nome de autor após a submissão do trabalho no sistema..
  • B. O sistema disponibiliza até 3.500 caracteres, incluindo neste espaço o texto do resumo. Todo conteúdo que exceder o limite estabelecido será desconsiderado pelo sistema.
  • C. Serão aceitas até três (3) abreviaturas diferentes em cada tema, destacadas entre parênteses, após a palavra completa.
  • D. Conferir atentamente as informações, títulos e nomes de autores e coautores antes do envio. Não será possível a modificação posterior, sendo estes os nomes que serão descritos no certificado.
  • E. Os Resumos poderão ser enviados em Português ou Inglês.
  • E1. Os trabalhos submetidos ao Congresso, cuja Instituição primeira citada for brasileira, devem ser redigidos, obrigatoriamente, em Português. Se aprovados, devem ser apresentados também em Português.
  • E2. Trabalhos realizados por autores (brasileiros ou não) em Instituições estrangeiras e partes de ensaios clínicos multicêntricos com coordenação estrangeira, se aprovados, não concorrerão aos prêmios do congresso.
  • F. Os Temas Livres que não forem enviados e/ou estiverem em modo rascunho não serão submetidos ao julgamento.

 

Os Temas Livres serão avaliados pela Comissão Avaliadora de Temas Livres, especificamente designada para tal, de maneira cega e classificados de acordo com os conceitos obtidos.

 

ATENÇÃO: Não serão aceitos Relatos de caso e Revisão de Literatura. Não haverá apresentação de Pôsteres

  • • O número máximo de autores permitido será de até seis (06), incluindo o autor submissor para os Temas Livres.
  • Não será permitida a troca de nome de autores ou a inserção de um novo nome de autor após a submissão do trabalho no sistema.
  • Serão desclassificados sumariamente os resumos que não atentarem às normas ortográficas da língua portuguesa, ou seja, os textos não poderão conter erros de concordância, ortográficos e gramaticais.
  • • Os nomes dos autores e Instituição(ões) não deverão ser mencionados no corpo do texto, sob pena de desclassificação sumária.
  • • Trabalhos duplicados ou incompletos devido à desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico serão desclassificados sumariamente.
  • • Os resumos deverão ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em congressos nacionais, sob pena de desclassificação.
  • Os trabalhos não poderão ser enviados para mais de uma modalidade de Temas Livres do 47º Congresso da SBCCV Online, sob pena de desclassificação em todas as modalidades inseridas.

 

3. JULGAMENTO

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

  •   Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pela Comissão Avaliadora de Temas Livres.
  •   Dinâmica do Julgamento – Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Avaliadora de Temas Livres de maneira cega quanto à autoria e Instituição.
  •   SeleçãoA listagem dos resumos selecionados será publicada no site do Congresso na segunda semana do mês de agosto 2021.
  •   Apresentação – Concluída a etapa de julgamento, o autor responsável pela submissão do trabalho aprovado receberá a carta oficial de aceite, em formato eletrônico, com todas as informações sobre a sua apresentação. Será de responsabilidade do autor comunicar a aprovação aos coautores do trabalho.

Os critérios para julgamento estão descritos na Tabela 1, havendo critérios diferentes para temas originais.

Relatos de casos e revisão de literatura não serão avaliados. Não haverá apresentação de Pôsteres.

 

CRITÉRIOS PARA JULGAMENTO

Tabela 1. Padronização das notas dos TEMAS LIVRES.

NOTA QUALIDADE PARÂMETROS
10 Excepcional Conceito e resultados originais fornecendo resultados e achados relevantes ou inéditos
9 Excelente Conceito e resultados originais fornecendo resultados e achados relevantes ou inéditos
8 Muito bom
7 Bom
6 Mediano Resultados bem conhecidos, repetitivos e/ou apresentados de maneira inadequada ou pobre
5 Fraco
4 Ruim Apresentação ruim em fundamento, objetivos, métodos e/ou conclusão
3 Muito Ruim
2 Rejeitado Série repetida, fragmentada a partir de uma maior ou sem o seguimento da formatação eletrônica obrigatória
1 Não deveria ter sido submetido

 

4. APRESENTAÇÃO

A apresentação do trabalho deverá ser previamente gravada e enviada à SBCCV, conforme as orientações fornecidas posteriormente aos classificados. A gravação da apresentação será exibida em data e horário definidos pela Comissão Científica, com os comentários elaborados ao vivo. Os apresentadores devem estar presentes durante toda a sessão para a qual seu trabalho foi definido.

A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem a ser divulgada. O apresentador deverá ser o autor principal ou coautor do trabalho. Salientamos que cada autor poderá ser o apresentador de apenas um (1) trabalho.

Autores com mais de um trabalho aprovado deverão indicar os substitutos para os demais Temas Livres, sob pena de não ter a apresentação liberada durante o evento

Cada trabalho irá dispor de 8 minutos para apresentação, destinados para a explanação do autor (previamente gravado), seguidos de 2 minutos para considerações do comentador (ao vivo e sem slides), 2 minutos para réplica, 3 minutos para plateia.

O não comparecimento do apresentador na Sessão de Temas Livres, ensejará a suspensão do direito de submissão e apresentação de trabalhos nos Congressos da SBCCV por três (3) anos.

 

5. PREMIAÇÃO

Os trabalhos que obtiverem as maiores notas estarão concorrendo automaticamente à premiação do Congresso, que será entregue aos três (3) primeiros colocados, após análise e julgamento efetuado pelos membros da Comissão Julgadora.

 

A Premiação será:

  • 1º Colocado – Inscrição para o 48º Congresso da SBCCV
  • 2º Colocado – Certificado
  • 3º Colocado – Certificado

 

6. CERTIFICADO

Será fornecido um (1) certificado por trabalho aprovado, constando o nome de todos os autores.

 

7. PUBLICAÇÃO

Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados no Suplemento Especial do Congresso, em formato exclusivamente online.

Os Trabalhos completos apresentados no Congresso poderão ser submetidos no BJCVS, caso seja de interesse do autor e seguindo as normas de publicação. Dúvidas e esclarecimentos, favor entrar em contato com a secretaria do BJCVS: bjcvs@sbccv.org.br.


Download do Regulamento