Prova 2012


Concurso para Obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular – SBCCV
2012

CRONOGRAMA

DATAS

EVENTOS

02.01 a 31.01.2012

Período de inscrição

01.03 a 23.03.2012

Envio do cartão de convocação, via e-mail

11/04/2012

Data prevista para aplicação das provas (manhã e tarde)

13/04/2012

Data prevista para divulgação dos aprovados nas Provas Escrita e Oral

Serão emitidos Cartões de Convocação contendo data, local e horário de realização das provas escritas. Esses informativos serão enviados aos candidatos por e-mail. O candidato deverá ficar atento às datas e, caso não receba os cartões, entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV, através do telefone (11) 3849-0341.

Edital do concurso para obtenção do título de especialista em Cirurgia Cardiovascular – SBCCV 2012

1 – Apresentação
O Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e o Conselho Deliberativo, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto na Resolução CFM nº 1973/2011, farão realizar Concurso para Obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular, no dia 11 de abril de 2.012, durante as atividades do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, em Maceió - AL, regulamentado pelo presente Edital.

2 - Das Inscrições

2.1- A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.2As inscrições serão recebidas no período de 02.01 a 31.01.2012, exclusivamente pelo correio, na sede da SBCCV, Rua Beira Rio, 45, 7º andar, conjunto 72 – Vila Olímpia – CEP 04548-050 – São Paulo – SP.

2.3 - O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, conforme valores abaixo. Não é exigida a condição de sócio da AMB, da Sociedade Brasileira em Cirurgia Cardiovascular ou de qualquer outra instituição para inscrição, obtenção e registro do Título de Especialista.

Período

Taxa de inscrição

Taxa de inscrição para sócios da AMB (desconto de 20%)

02.01 a 31.01.2012

R$300,00

R$240,00

2.3.1 – Somente terá direito aos 20% de desconto sobre o valor da inscrição, o candidato filiado à Associação Médica Brasileira – AMB que comprove por declaração emitida pela Instituição estar quite com as anuidades. Não serão aceitas cópias de pagamento por boleto bancário para fins de desconto.

2.4 – Não haverá isenção de taxa de inscrição. Cumpre salientar que, uma vez paga, a taxa de inscrição não será devolvida, sob qualquer hipótese.

2.5Será permitida a inscrição apenas pelo correio, mediante envio de todos os documentos necessários, listados no subitem a seguir. Não será aceita a inscrição com documentação pendente. Será considerada a data do carimbo postal, para fins de comprovação da inscrição dentro do prazo estipulado neste Edital.

2.6 - No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

2.6.1 - Requerimento de inscrição, redigido de próprio punho;

2.6.2 – Apresentação de 2 fotos, tamanho 5x7 (tamanho passaporte);

2.6.3 - Apresentação do Currículo Lattes, que deverá conter, além dos dados pessoais, nº do RG, nº do CPF, número de telefone e e-mail, e os seguintes documentos:

2.6.3.1 – Cópia autenticada da inscrição definitiva no Conselho Regional de Medicina (CRM);

2.6.3.2 – Cópia autenticada do diploma de médico, expedido por Faculdade de Medicina, reconhecida no país ou ter diploma revalidado há pelo menos 6 anos, com registro definitivo no Conselho Regional de Medicina;

2.6.3.3 – Cópia autenticada do certificado de conclusão de período de treinamento em Cirurgia Cardiovascular de, no mínimo, 4 anos em Centro Reconhecido pela SBCCV, ou em Instituição conveniada à Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e Cultura (CNRM-MEC);

2.6.3.4 – Apresentação de lista contendo 100 (cem) operações Cardiovasculares realizadas pelo candidato, com pelo menos 50% com Circulação Extracorpórea (CEC), assinada pelo SAME do Hospital ou Hospitais, e/ou Chefe do Serviço;

2.6.3.5 - Ter conduta ilibada como médico, comprovável por carta, enviada diretamente à Diretoria da SBCCV por 3 (três) Membros Titulares que conheçam o candidato há mais de 2 anos;

2.6.3.6 – Preencher o questionário do Anexo II, enviando-o com os demais documentos.

2.7 – Os candidatos que não tenham Especialização em Cirurgia Cardiovascular, em Centros Reconhecidos pela SBCCV, ou que não realizaram Residência Médica em Centros credenciados à CNRM-MEC, deverão apresentar, em substituição ao documento descrito no sub-item 2.6.3.3, cópia autenticada do comprovante de atuação em atividades profissionais em Cirurgia Cardiovascular, por no mínimo, 8 anos e comprovação de participação em atividades científicas acreditadas pela AMB, atingindo, no mínimo, 100 (cem) pontos, conforme tabela do Anexo I.

2.8 – Não serão aceitas inscrições condicionais, por via postal, por fac-símile, e-mail e/ou extemporâneas.


2.9 - Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, que contenha qualquer declaração falsa ou inexata, será a mesma cancelada para todos os fins, mesmo que o candidato tenha sido aprovado nas provas.


2.10 – O candidato que for portador de alguma deficiência física ou necessidades especiais deverá informar sua condição, no ato de sua inscrição, na Secretaria da SBCCV, para providenciar seu adequado acesso ao local de provas.

3 – Da confirmação da inscrição


3.1 – A confirmação da inscrição será feita através do cartão de convocação que será enviado, via e-mail, para o endereço eletrônico informado pelo candidato.

3.2 – No cartão serão colocados: nome completo do candidato, número do CRM e estado emitente, número de inscrição, data da prova, horários de apresentação e local de realização das provas.

3.3 – Os eventuais erros que forem detectados pelos candidatos deverão ser comunicados imediatamente a SBCCV, que providenciará a correção do cadastro.

3.4 – Caso o cartão de convocação não seja recebido até o dia 23.03.2012, o candidato deverá informar-se na secretaria da SBCCV, pelo telefone (11) 3849-0341.

3.5 – O desconhecimento do local de realização das provas escritas implicará na DESISTÊNCIA do candidato e na sua ELIMINAÇÃO do concurso, não sendo emitidas segundas vias do cartão de convocação, sob qualquer pretexto.

3.6 - A Banca Examinadora coordenará a elaboração da lista dos Pontos do Exame que será enviada aos candidatos inscritos.

4 – Das Provas
4.1 – O concurso para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular será composto de 3 (três) fases: prova de conhecimento, apresentação de trabalho em Cirurgia Cardíaca e prova prática consistente em demonstração cirúrgica.

4.2 - A prova de conhecimentos realizar-se-á no dia 11 de abril de 2.012, às 8:00 horas, nas dependências do Hotel Radisson, na cidade de Maceió. O exame será realizado durante as atividades do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

4.3 – Prova de Conhecimento Escrita

4.3.1 – A prova de conhecimento escrita conterá 55 (cinqüenta e cinco) questões de múltipla escolha e 3 (três) questões dissertativas.

4.3.2 – A prova de conhecimento escrita terá duração de 4 (quatro) horas

4.3.3 – O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para seu início, munido do comprovante de inscrição, caneta azul ou preta, lápis preto nº 2 e borracha.

4.3.4 – Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido do original da Cédula Oficial de identidade ou de Carteira expedida pelo Conselho de Classe. Será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

4.3.5 – Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

4.3.6 – Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos (como crachás, identidade funcional, Título de Eleitor, etc), diferentes dos estabelecidos no item 4.3.4.

4.3.7 – Não será permitido o acesso ao local de provas o candidato que se apresentar após o horário de início da prova.

4.3.8 – Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou ausência do candidato, nem será permitida a realização de provas fora dos locais previstos para a sua aplicação. O não comparecimento do candidato a qualquer prova, importará em sua eliminação do concurso.

4.3.9 – Durante as provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas, palmtops ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou qualquer outro aparelho eletrônico.

4.3.10 – Por motivo de segurança, o candidato só poderá se ausentar do recinto de provas depois de decorrido 1 (uma) hora de seu início.

4.3.11 – Cada candidato receberá uma Folha de Respostas Definitiva, para cada prova identificada, que deverá ser assinada pelo candidato e onde assinalará suas respostas com caneta azul ou preta. Para cada questão, há apenas uma ÚNICA resposta correta. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras.

4.4. Prova de Conhecimento EMC (Educação Médica Continuada)

4.4.1. – O candidato deverá ter respondido a todas as questões de EMC da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, do ano de 2011 e encaminhar os comprovantes à secretaria da SBCCV, até ao dia 12/03/2012. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, comprovantes entregues fora do prazo ou no local da prova.

4.4.2. – A nota máxima será de 0,5 pontos e será proporcional ao número de questionários respondidos.

4.5 – Prova de Conhecimento Oral

4.5.1 – No mesmo dia da realização da prova escrita, em horário e local a serem determinados posteriormente, os candidatos que se submeteram à prova escrita, submeter-se-ão à prova oral.

4.5.2 – A Prova de Conhecimento Oral consistirá em responder as perguntas formuladas pela Banca Examinadora.

4.5.2.1 – A Banca Examinadora será composta por examinadores que serão designados oportunamente pela Diretoria da SBCCV.

4.5.3 – Não será permitido o acesso ao recinto de Prova de Conhecimento Oral aos candidatos que não participaram da Prova de Conhecimento Escrita.

4.6 – O candidato será sumariamente ELIMINADO, a qualquer tempo, se: lançar mão de meios ilícitos para execução das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, atrasar-se ou não comparecer a qualquer das provas; afastar-se do local das provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído as mesmas; deixar de assinar as Listas de presença e a Folha de Respostas Definitiva; ausentar-se da sala durante a prova portando o Caderno de Questões e/ou a Folha de Respostas Definitiva; descumprir as instruções contidas nas capas dos cadernos de questões; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquina de calcular ou similares, livros, manuais, impressos, anotações, telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo e aparelhos eletrônicos de qualquer espécie ou, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, visual, estatístico ou grafológico, ter-se utilizado de processos ilícitos na realização das mesmas.

4.7 – O candidato terá o prazo de 1 (um) ano, a contar da data de aprovação nas Provas escrita e oral, para finalizar o processo para a obtenção do Título de Especialista, apresentando o Trabalho em Cirurgia Cardiovascular e realizar a prova prática de Demonstração Cirúrgica. Caso o trabalho necessite de correções e o prazo seja insuficiente para a finalização, será concedido mais 1 (um) ano para conclusão de todo o processo, desde que não reste demonstrada a inércia do candidato com o intuito proposital de utilizar-se da prorrogação. Findos estes prazos sem que haja completado toda a tramitação, considerar-se-ão nulas as Provas até então realizadas, devendo o candidato participar de novo concurso.

5 – DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR

5.1 – O candidato que obtiver aprovação nas provas escrita e oral estará apto a apresentar trabalho em cirurgia cardiovascular.

5.2 – O candidato deverá apresentar trabalho em Cirurgia Cardiovascular, inédito e redigido especificamente para a obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular, obedecendo às normas de publicação da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – RBCCV. Não serão aceitos Relatos de Caso, Revisão de Literatura ou artigos publicados, em parte ou no seu todo, em qualquer meio de divulgação, sob nenhuma hipótese.

5.3 – O trabalho deverá ser submetido on line, diretamente no site da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – RBCCV, exclusivamente com a finalidade da obtenção do Título de Especialista e, após avaliação, será encaminhado ao Conselho Deliberativo da SBCCV para parecer final.

5.4 – O resultado final da análise do trabalho será divulgado em até 60 (sessenta) dias após sua apresentação, quando a secretaria da SBCCV entrará em contato diretamente com o candidato.

6 – Da Prova prática

6.1 – O candidato que obtiver aprovação no trabalho em cirurgia cardiovascular estará apto a realizar a prova prática, devendo ser requisitada pelo candidato diretamente na Secretaria da SBCCV.

6.2 – A prova prática consiste em realizar demonstração cirúrgica no Serviço onde o candidato atua, diante de um Membro do Conselho Deliberativo da SBCCV ou Membro Titular da SBCCV, designado pelo Conselho Deliberativo, que não trabalhe no mesmo Serviço do candidato.

6.3 – A operação deverá ser com circulação extracorpórea e desvio cardiopulmonar de média a alta complexidade, devendo o caso ser apresentado pelo candidato ao examinador antes da realização da demonstração cirúrgica.

6.4 – Em 30 (trinta) dias da realização da demonstração Cirúrgica, a descrição do ato cirúrgico e a evolução pós-operatória do paciente operado deverá ser encaminhada ao examinador e/ou à secretaria da SBCCV.

6.5 – Após a entrega do relatório de pós-operatório do paciente, o Examinador emitirá seu parecer, afirmando estar ou não o candidato apto à obtenção do Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular.

7 - Do Critério de Avaliação

7.1 – As 3 (três) fases do Concurso para obtenção do Título de Especialista em cirurgia cardiovascular terão o seguinte peso:

7.1.1 – Prova de Conhecimento Escrita – A Prova valerá 85 (oitenta e cinco) pontos, sendo que as questões de múltipla escolha valerão 55 (cinquenta e cinco) pontos e as questões dissertativas valerão cada, 10 (dez) pontos.

7.1.2. – A prova de Conhecimento Oral terá valor de 10 (dez) pontos.

7.1.3. – A prova de Conhecimento EMC terá valor de 5 (cinco) pontos.

7.1.4 – A pontuação para aprovação é a soma das Provas de Conhecimento Escrita, EMC e oral, estabelecendo-se a média 7,0 (sete) como nota mínima de corte.

7.1.4 – A avaliação do Trabalho em Cirurgia Cardiovascular é de caráter eliminatório.

7.1.5 – A Prova Prática, demonstração cirúrgica, é de caráter eliminatório.

8 – Da Divulgação dos Resultados

8.1 – A SBCCV divulgará o nome dos candidatos aprovados na fase escrita e oral na Assembléia Geral Ordinária da SBCCV, durante as atividades do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a realizar-se no Centro de Eventos e Convenções Ruth Cardoso, na cidade de Maceió, em data a ser posteriormente divulgada, não sendo informada a nota final.

8.2 – O candidato reprovado na Prova de Conhecimento terá 5 (cinco) dias, a partir da divulgação do resultado, para requerer, por escrito, revisão de prova.

8.3 – As Declarações de Aprovação só serão emitidas 15 (quinze) dias após o resultado final do Concurso.

8.4 - Após a aprovação em todas as etapas, o candidato deverá pagar diretamente na SBCCV a taxa de confecção do Título, no valor vigente à época, em cheque nominal à Associação Médica Brasileira, que será encaminhado a AMB, que providenciará a referida confecção.

8.5 – Caso o endereço para envio do Título devidamente registrado seja diverso do constante no cadastro da SBCCV, o candidato deverá fornecer diretamente na AMB o novo endereço para o envio do Título.

8.6 – O título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular terá validade por 5 anos, sendo renovável de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) AMB/CFM

9 – Da divulgação do Gabarito
9.1 – O gabarito da Prova de Conhecimentos Escrita será divulgado no dia imediatamente posterior à sua realização, na secretariada SBCCV, durante as atividades do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.


LISTA DOS PONTOS

 

  1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular
  1. Cuidados no pré e pós-operatório
  1. Circulação Extracorpórea (CEC) e proteção miocárdica
  1. Tratamento cirúrgico da cardiopatia isquêmica
  1. Tratamento cirúrgico das valvopatias adquiridas
  1. Tratamento cirúrgico das cardiopatias congênitas
  1. Tratamento das doenças da aorta
  1. Procedimentos Endovasculares da Aorta Torácica
  1. Tratamento cirúrgico da insuficiência cardíaca
  1. Tumores cardíacos e doenças do pericárdio
  1. Arritmias Cardíacas e Cardioestimulação

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

  1. Auler Júnior JOC, Oliveira SA. Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular. Porto Alegre: Artmed 2004.
  2. Bojar RM. Manual of Perioperative Care in Cardiac Surgery. 4 ed. Malden Mass.: Backwell Pub. 2005.
  3. Cheng DCH, David TE. Perioperative Care in Cardiac Anesthesia and Surgery. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkings 2006.
  4. Cohn LH. Cardiac Surgery in the Adult. 3 ed. New York: McGraw Hill 2008.
  5. Cohn LH. Cardiac Surgery in the Adult. http://cardiacsurgery.ctsnetbooks.org/
  6. Conte JV, Baungartner WA, Owens SG, Dorman T. The Johns Hopkins Manual of Cardiac Surgical Care. 2 ed. Philadelphia: Mosby Elsevier 2008.
  7. Croti UA, Mattos SS, Pinto Jr. VC, Aiello VD. Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. 1ed. Rocca 2008
  8. Kaiser LR, Krom IL, Spray TL. Mastery of  Cardiothoracic Surgery 2 ed. Lippincott Williams & Wilkins Philadelphia 2007.
  9. Khonsari, Sintek CF. Cardiac Surgery. Safeguards and Pitfalls in Operative Technique 4 ed. Lippincott Williams & Wilkins.Philadelphia 2007.
  10. Kouchoukos NT, Blackstone EH, Doty DB, Hanley FL, Karp RB. Kirklin/Barrat-Boyes. Cardiac Surgery. ed. Philadelphia: Churchill Livingstone. 2003.
  11. Lemmer JH, Richenbacher WE, Vlahakes GJ, Handbook of Patient Care in Cardiac Surgery. 6 ed.Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins 2003.
  12. Libby LS, Bonow RO, Mann LD, Ziper DP. Braunwald's Heart Disease 8 ed. Philadelphia: Saunders/Elsevier. 2008
  13. Lobato AC. Cirurgia Endovascular  2ª Ed ICVE, 2010
  14. Mavroudis C, Baker CL. Pediatric Cardiac Surgery 3 ed. Mosby. Philadelphia 2003.
  15. Meneghelo ZM, Ramos AIO. Lesões das Valvas Cardíacas. Editora Ateneu  São Paulo 2007.
  16. Paola AAV, Barbosa MM, Guimarães JI, ed. – Cardiologia – Livro-texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 1ªEdição: Editora Manole, 2011
  17. Sellke FW, Del Nido JP, Swanson SJ. Sabiston & Spencer. Surgery of the Chest. Philadelphia: Elsevier Saunders 2005.
  18. Stark JF, de Leval MR, Tsang VT. Surgery for Congenital Heart Defects. 3 ed. John Wilay & Sons. West Sussex. England 2006.
  19. Svensson LG, Crawford ES. Cardiovascular and Vascular Disease of the Aorta. Saunders Philadelphia 1997.
  20. Topol EJ. Textbook of   Cardiovascular Medicine Lippincott Williams & Wilkins 3 ed. Philadelphia 2007.
  21. Yuh DD, Vricella LA, Baumgartner WA. The Johns Hopkins Manual of Cardiothoracic Surgery. New York: McGraw-Hill Medical 2007.

 

REVISTAS

  1. Journal of  Thoracic and Cardiovascular Surgery
  2. Annals of Thoracic Surgery
  3. European Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery
  4. Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
  5. Arquivos Brasileiros de Cardiologia

São Paulo, 14 novembro de 2011

         Dr. Walter José Gomes                     Dr. Rui M. S. Almeida
         Presidente da SBCCV                      Presidente do Conselho Deliberativo SBCCV

 

Para fazer o download do anexo clique aqui.


2010-2011 © SBCCV Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular